De acordo com especialistas, o valor da conta de energia pode subir de 20% a 50% no verão, dependendo da região, do tamanho da família e dos hábitos de cada uma.
Por isso, a CEEE Grupo Equatorial publicou uma lista de ações que, além de trazer segurança na utilização dos equipamentos, podem não provocar um susto na hora de pagar a fatura:
Chuveiro elétrico
Está entre os principais vilões, sendo um dos responsáveis por um percentual significativo no consumo de energia residencial. Quando o aparelho está com a chave na posição “inverno”, o consumo aumenta em média 30%. Dessa forma, claro, a principal mudança de hábito para controlar a conta de luz é tentar posicioná-lo em “verão”, reduzir o tempo de banho e evitar o desperdício de água.
Além disso, é importante evitar o uso do chuveiro no horário de pico (início da manhã e início da noite), para não sobrecarregar o sistema elétrico.
Geladeira
A geladeira é um grande consumidor de energia elétrica, representando, em média, 15% a 20% do consumo. Por isso, deve ser instalada em local ventilado, não encostar em paredes ou móveis e ficar longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. É importante também sempre regular o termostato.
Além disso, não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas, verifique se a borracha de vedação está em bom estado, evitando que o ar frio escape da geladeira. Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado e não guarde alimentos quentes no refrigerador, nem no freezer.
Então para acabar com esse vilão da economia, uma dica: basta deixar um litro com água com gelo fora da geladeira. Assim, você evita abrir o eletrodoméstico toda hora para pegar água, economiza energia e ainda conserva a borracha de vedação da sua geladeira por mais tempo.
Iluminação
A iluminação representa de 5% a 10% do consumo. Então, assim como no uso do ventilador, mantenha as janelas abertas, aproveite a luz natural e evite acender lâmpadas durante o dia. Ao sair de um ambiente, apague a luz. Limpe sempre as lâmpadas e luminárias para aproveitar a maior iluminação das mesmas.
Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou LED. Além de consumir 75% (fluorescente) e 85% (LED) menos que as incandescentes, elas iluminam melhor e duram 6 ou 25 vezes mais, respectivamente.
Se possível, na sua residência, utilize as cores claras na decoração, para facilitar a iluminação.
Ferro de passar roupa e máquina de lavar
Outro grande vilão no consumo de energia elétrica é o ferro, que funciona por meio do aquecimento de uma resistência, cuja potência varia conforme o modelo do aparelho. Para usá-lo com economia, habitue-se a acumular a maior quantidade possível de roupas, para passar tudo de uma vez só. Ligá-lo várias vezes ao dia desperdiça muita energia. Também regule a temperatura seguindo as orientações do fabricante ou, no caso do ferro elétrico automático, a indicada para cada tipo de tecido.
Outra dica é iniciar sempre pelas roupas que requerem temperaturas mais baixas. Assim, reserve algumas roupas leves, como as feitas de nylon e lingeries, para serem passadas nos últimos dez minutos, com o ferro desligado. Isso ajuda a economizar, já que o aparelho ainda estará quente.
Da mesma forma, acumule roupas também com a máquina de lavar e a utilize menos vezes, economizando energia.
Por fim, se for comprar um aparelho novo, sempre escolha aparelhos que possuem o Selo Procel, classificados na categoria “A” do Inmetro, pois são os mais eficientes e consomem menos energia.
Ar-condicionado
O ar-condicionado, sem dúvida, é o maior vilão do consumo de energia no verão. Se mantido ligado o dia todo, será responsável por 15% a 20% do consumo total de uma residência. Nesta época do ano, abra as janelas o maior tempo possível e deixe o ar natural ventilar o espaço. Em outras situações, utilize um ventilador ou climatizador, que é mais econômico e permite a abertura de janelas.
Para melhorar a climatização da sua residência e economizar na sua fatura de energia, a Joape conta com uma linha de climatizadores residenciais que não necessitam de obras para a sua instalação, e diminuem a temperatura ambiente em até 10ºC, mantendo o conforto da sua família, e com consumo de energia equivalente a menos de 10% do utilizado pelo ar condicionado.
Leia a publicação completa em https://ceee.equatorialenergia.com.br/noticias/ceee-grupo-equatorial-da-dicas-de-uso-eficiente-de-energia-no-verao